Amêndoas Confeitadas no Casamento

Antiga como as amêndoas, a celebração do casamento segundo historiadores vem da época da Roma antiga, onde esta celebração religiosa era imposta pelas famílias, prometendo a jovem menina para um determinado menino, esta cerimônia teria a presença da noiva vestida com uma roupa especial, segurando flores brancas que representavam a alegria e a longevidade, os espinhos prendiam os cabelos que significavam proteger a noiva dos maus olhados. Depois introduziram o véu em homenagem a deusa grega que simbolizavam a sua virgindade.

Seguindo esta  tradição, as amêndoas confeitadas passaram a fazer parte desta cerimônia, e hoje são oferecidas também nas principais ocasiões, dentro de pequenos saquinhos (organza, tule, pano, etc.) ou caixas (papel, vidro, acrílico) sempre em números ímpares.

Principalmente no casamento há sempre 5 amêndoas confeitadas. As lembrancinhas podem conter sim acima de 5 amêndoas desde que respeitando sempre a numerção impar (5,7,9,11....) Este costume é dado por um pensamento que vê o número ímpar como uma união indivisível.

Se os cônjuges estão oferecendo as lembranças com um número par, não é um sinal de boa sorte para o casal.

 A cor branca é a preferida da noiva, pois simboliza a pureza da mulher.

Os números para as amêndoas confeitadas têm o seu próprio significado:

  • 5 amêndoas confeitadas: simbolizam a fertilidade, longa vida, saúde, riqueza e felicidade;
  • 3 amêndoa confeitadas: simbolizam o casal e seu filho;
  • 1 amêndoa confeitada: simboliza a singularidade do evento.

Hoje é muito comum os noivos presentearem os seus padrinhos com caixas maiores, decoradas, contendo várias amêndoas confeitadas ou recheadas, mostrando o quanto estas pessoas são especiais.

Conheça também esta tradição em alguns países:

Grécia

 Na Grécia as amêndoas confeitadas fazem muito sucesso, além da tradição. Conhecidas como amêndoas de Jordão recebem o nome de koufeta, que são tradicionalmente usados como lembrancinhas de casamento.

Referem-se a essas amêndoas como bomboniere que são dados aos convidados em um casamento grego. A bomboniere é tradicionalmente composto por um número ímpar de koufeta 3-5-7-9-11. O número mais comum é de 7, uma vez que estes são os mistérios divinos da igreja.

Itália

 É comum e habitual os noivos passarem com um cesto grande entre os convidados oferecendo as amêndoas clássicas ou amêndoas confeitadas recheadas com diversos sabores com uma colher de prata. Ao final do evento estas amêndoas ficam acomodadas em potes de vidro também com uma colher de prata para servir aos convidados acompanhanhando o café e o licor.

Brasil

 No Brasil, este costume de consumir e oferecer amêndoas confeitadas e amêndoas recheadas foi trazido dos imigrantes portugueses e italianos, a tradição é também oferecer no final da cerimônia como lembrancinha ou espalhadas durante a festa na mesa de doces, de uns anos para cá as amêndoas confeitadas brancas, douradas, prateadas e as amêndoas recheadas vem ocupando sensivelmente o espaço das lembrancinhas de casamento.

Oriente Médio

 Muita tradição cerca o oriente médio com as amêndoas confeitadas, chamadas de mlabas são considerados afrodisíacos, e estão muito presentes nos casamentos e outras festas comemorativas importantes.

Comentários ()