Benefícios das Amêndoas

Agora, alguns dos benefícios a saúde das surpreendentes amêndoas:

 

1. Coração saudável: Um estudo mostrou que aqueles que consumiam cinco vezes por semana tiveram uma redução de 50% no risco de ataque cardíaco. As quantidades de vitamina E encontradas atuam como um antioxidante e reduzem o risco de doenças cardíacas. Amêndoas também ajudam a reduzir a proteína C-reativa (PCR), marcador de inflamação.

 

2. Reduz o colesterol ruim: As amêndoas são uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas e algumas gorduras poliinsaturadas, que ajudam a diminuir a lipoproteína de baixa densidade (LDL , ou mau "colesterol"). Um punhado de amêndoas por dia pode reduzir o nível de colesterol ruim por 8 a 12%.

 

3. Melhora a circulação sanguínea: As amêndoas são ricas em potássio e pobres em sódio, ambos são fatores que regulam a pressão arterial. O elevado nível de magnésio nas amêndoas tem um efeito muito positivo sobre as artérias e veias, também contém ferro, que ajuda a transportar oxigênio para todas as células do corpo e órgãos.

 

4. Fortalece os ossos: Elas são uma boa fonte de cálcio que previne a osteoporose e fortalece os ossos, dentes e músculos.

 

5. Ajuda na perda peso: As amêndoas têm fibras, proteína e gorduras boas, o que reduz o apetite e promeve mais saciedade.

 

6. Bom para diabéticos: De baixo índice glicémico IG. Quando ingeridas com um alimento com IG alto, ajudam a reduzir o aumento do nível de açúcar e de insulina após as refeições.

7. Reduz o risco de câncer: Rica em fibras naturais, melhora o movimento do alimento através do cólon, prevenindo o câncer de cólon. É uma excelente fonte de vitamina E, fitoquímicos e flavonóides, que inibem o crescimento de células de câncer de mama. Também é rica fonte de boro, que ajuda a prevenir câncer de próstata.

 

8. Bom para a pele: Um punhado de amêndoas impede que o ressecamento da pele... também melhora sua textura e evita o envelhecimento precoce, nutrindo-a, tornando-a suave e macia.

 

9. Aumento de energia: Os nutrientes presentes nas amêndoas, como proteínas, manganês, cobre e riboflavina são usados para gerar energia em nosso corpo.

 

10. Boa fonte de proteína: Amêndoas, como todas as oleaginosas, fornecem bias fontes de proteína vegetal.

 

Amêndoas, embora não tão baratas, são facilmente disponíveis e podem ser consumidas a qualquer hora e em todas as estações.

 

Fonte: Parte do texto traduzido em life mojo, Health Benefits of Almonds, 2010.

 

Por Greice Caroline Baggio.

Comentários ()